Webinars: Polysaccharides – A versatile feedstock to design novel materials

Informações:

Evento on-line e gratuito com prioridade de inscrição para os sócios da ABPol.

Não haverão perguntas durante o Webinar. A última meia hora será usada para encaminhar perguntas por áudio. As respostas serão dadas na sequência das perguntas.

Data: 11 de novembro de 2020.

Horário: Das 11h00 às 12h00.

Sobre:

Os polissacarídeos tem-se mostrado uma plataforma bastante interessante para o desenvolvimento de inúmeros tipos de materiais, os quais são aplicados em diferentes áreas do conhecimento. Características como abundância natural, custo e biodegradabilidade explicam esse sucesso. O webinar proposto relatará uma série de possíveis aplicações de materiais desenvolvidos a partir de polissacarídeos (modificados ou não) utilizando para isso de trabalhos desenvolvidos e publicados pelo grupo de pesquisa LaCoPol. O foco são aplicações nas áreas de catálise, biomateriais, remediação ambiental e agricultura.

Área do conhecimento: Polímeros naturais e compósitos poliméricos.

Ementa:

  • Conceitos gerais de polissacarídeos;
  • Potencialidades de aplicação de materiais a base de polissacarídeos;
  • Aplicação como biomateriais;
  • Sistema de encapsulação e liberação de compostos ativos;
  • Catálise e remediação ambiental;
  • Perspectivas futuras.

 

Público-alvo:

O webinar proposto destina-se à pesquisadores e estudantes (graduação e pós-graduação) que utilizam os polímeros naturais (principalmente os polissacarídeos) no desenvolvimento de novos materiais para diferentes aplicações.

 

Apresentação:

Prof. Dr. André Ricardo Fajardo [Lattes] graduado em Química Bacharelado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2007. Ingressou no curso de Mestrado em Química da Universidade Estadual de Maringá em Março de 2008 e por méritos acadêmicos e científicos, foi transferido de nível para o Doutorado pela mesma Universidade em Agosto de 2009. Realizou doutorado no Grupo de Materiais Poliméricos e Compósitos (GMPC) do Departamento de Química (UEM) com período sanduíche (2012-20213) no Centre de Recherches sur les Macromolecules Vegetales (CERMAV) em Grenoble (França). Atualmente é Professor Adjunto C2 do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É o Coordenador do Programa de Pós Graduação em Química (PPGQ-UFPel) (2017-atual) e Diretor da Regional Sul da Associação Brasileira de Polímeros (ABPol) (2019-2021). Pesquisador no Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento de Compósitos e Materiais Poliméricos (LaCoPol). Já publicou mais de 65 artigos científicos em revistas internacionais e 6 capítulos de livros. Possuí cerca de 1800 citações (Web of Science) e índice H = 26. Realiza pesquisas com polímeros naturais (polissacarídeos) e sintéticos para o preparo de materiais e compósitos poliméricos visando sua aplicação nas áreas de biomateriais, agricultura, ambiental e catálise.

Inscrição:

 

Vagas Limitadas!

Realização:

Publicado em Webinars.