Webinar – Nanocompósitos poliméricos a base de grafeno e outras cargas 2D: Processamento, caracterização e produtos

Informações:

Evento on-line e gratuito com prioridade de inscrição para os sócios da ABPol

Não haverão perguntas durante o Webinar. A última meia hora será usada para encaminhar perguntas por áudio. As respostas serão dadas na sequência das perguntas.

Data: 15 de julho de 2020

Horário: Das 11h00 às 12h30.

Sobre:

A produção em larga escala de nanocompósitos poliméricos obtidos com cargas bidimensionais (grafeno, óxido de grafeno, óxido de grafeno reduzido, MoS2, hBN, entre outros) apresenta grande desafios. Os desafios estão diretamente ligados em se conseguir uma boa dispersão da carga por meio de misturas no estado fundido. Essa palestra apresenta um levantamento bibliográfico sofre o tema, expondo a diversas técnicas de produção e caracterização atualmente usadas e alguns exemplos de nanocompósitos produzidos (peças injetadas, filmes, filamentos, entre outros) pelo grupo de pesquisa na área de Materiais Compósitos do Mackgraphe da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Ementa:

A palestra abordará incialmente o grafeno e suas características, ampliando essa discussão com outros materiais bidimensionais como óxido de grafeno, nitreto de boro hexagonal e dissulfeto de molibdênio. Em uma segunda parte será exposto o tema de nanocompósitos poliméricos a base de cargas bidimensionais (supracitadas), apresentando desde a caracterização das cargas, processamento dos nanocompósitos, caracterização dos nanocompósitos e suas aplicações.

Apresentação:

Prof. Dr. Guilhermino José Macêdo Fechine [Lattes] possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal da Paraíba (1996), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal da Paraíba (1998) e Doutorado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2001). Possui dois estágios de pós-doutoramento realizados na USP, um deles no Instituto de Química (2002 a 2005) na área de hidrogéis e o outro na Escola Politécnica (2005 a 2007) na área de blendas e compósitos a base de polímeros biodegradáveis. Professor visitante na National University, of Singapore - NUS durante todo o ano de 2013 trabalhando na área de processos de transferência de grafeno. Foi pesquisador visitante em períodos de 1 mês na Case Western Reserve University (Ohio, EUA) - 2016, Bulgarian Academy of Science (Sofia, Bulgária) - 2018 e no Institute for Composite and Biomedical Materials IMCB - (Portici, Itália) - 2019. Desde de 2008 é professor e pesquisador da Universidade Presbiteriana Mackenzie, graduação e pós-graduação. Os temas atuais abordados em suas pesquisas estão relacionados ao entendimento das interações entre polímeros e diversos materiais 2D (grafeno, MoS2, hBN, fosforeno, etc), quer seja para melhoria de processos de transferência ou na obtenção e caracterização de nanocompósitos poliméricos. Faz parte da equipe do Instituto Mackenzie de Pesquisas em Grafeno e Nanotecnologias -  MackGraphe. 

Inscrição:

Vagas Limitadas!

Realização:

Publicado em Cursos.