Oportunidade: Processo Seletivo de Discentes Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM) do Instituto Militar de Engenharia (IME)

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo para vagas do 1º semestre letivo de 2023 dos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM) e demais Programas de Pós-Graduação (PPG's) do Instituto Militar de Engenharia (IME). São 34 vagas previstas para Mestrado e 17 vagas previstas para Doutorado. Inscrição irão de  31 de outubro a 18 de novembro de 2022.

SOBRE O PROGRAMA:

O Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM) do Instituto Militar de Engenharia (IME) foi criado em 1969 e a primeira dissertação foi defendida em 1972. As raízes do PPGCM do IME estão ligadas ao curso de Engenharia Metalúrgica do IME, fundado em 1938. Ao final da década de 60, o Brasil já possuía um parque industrial apreciável e os interesses do Exército Brasileiro se voltaram para o desenvolvimento de materiais submetidos a condições extremas, como é o caso dos materiais de emprego militar. Essa classe de materiais compreendia aços de altíssima resistência mecânica e o interesse do Exército residia no fato de serem fundamentais para o desenvolvimento de carros de combate. Quando esses materiais estão em serviço, propriedades como alta dureza, tenacidade e resistência à tração são exigidas para proteção balística. Despontava, então, um cenário favorável à criação de um programa de PG, pois havia uma demanda tanto do Exército quanto das inúmeras indústrias que se estabeleceram no estado do Rio de Janeiro. Esse foi o ambiente que levou o curso de Engenharia Metalúrgica a se transformar, de fato, em um curso de Engenharia de Materiais e que forneceu as bases para a criação do PPGCM.

 

A avaliação da CAPES referente ao quadriênio 2013-2016 reconheceu o excelente desempenho do Programa, classificando-o com nota 6.

 

O Programa conta com quatro Linhas de Pesquisa: Materiais Cerâmicos, Materiais Eletrônicos, Materiais Metálicos e Materiais Poliméricos, todas vinculadas uma única Área de Concentração, Propriedades Físicas e Comportamento Mecânico dos Materiais. O conteúdo de cada linha é frequentemente atualizado com novos projetos, os quais são incorporados à medida que novos desafios e demandas tecnológicas surgem, tanto no setor militar quanto no setor civil. Desde sua criação, o Programa atua de forma dual, explorando temas científicos comuns aos dois setores da nossa sociedade.

 

REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

  • Mestrado - ter sido graduado ou estar matriculado no último período em curso superior, reconhecido pela legislação federal.
  • Doutorado - ter sido diplomado ou estar concluindo  curso de mestrado, na forma reconhecida pela legislação federal.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PPGCM/IME:

Os critérios de seleção para ingresso ao PPGCM dos candidatos civis e militares seguem metodologia baseada na transparência e no mérito. A seleção para ingresso no PPGCM é realizada por uma banca examinadora composta pelo Coordenador do Programa e dois membros voluntários do Colegiado.

 

Podem ser admitidos graduados com diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Os candidatos são avaliados com base na documentação apresentada (currículo Lattes, fichas de conceito universitário, histórico escolar e proposta de estudo ou pesquisa) e em uma entrevista sobre a proposta. Cada candidato recebe uma nota entre 0,0 (zero) e 5,0 (cinco) de acordo com os pontos obtidos em uma planilha de avaliação e na entrevista. A nota obtida na avaliação é utilizada como critério para admissão e, também, como um dos critérios para concessão de bolsa de estudos. A entrevista será agendada em data entre 21/11/2022 e 30/11/2022, conforme disponibilidade da banca de avaliação, e será conduzida via videoconferência.

INSCRIÇÕES:

Posted in Histórico de Oportunidades.