Inscrições Abertas para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Inscrições para o 1º semestre de 2022 no  Programa de Pós Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais (PIPE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais da Universidade Federal do Paraná (UFPR), mais conhecido pelo acrônimo PIPE, é um programa multidisciplinar que confere em seus cursos os graus de Mestre e Doutor em Engenharia e Ciência dos Materiais. Para obter o grau de Mestre requer-se um máximo de 2 anos de estudos e a redação e defesa de uma dissertação. O grau de Doutor pode ser obtido em um máximo de 4 anos e o desenvolvimento de uma tese.

O PIPE é capaz de promover colaborações entre diferentes áreas, sobretudo a Física, a Química e as Engenharias, utilizando uma abordagem multidisciplinar para alcançar o avanço da Ciência e Tecnologia na área de Materiais. Por esta razão, o PIPE está enquadrado área de Materiais no QUALIS da CAPES.

O PIPE está recebendo até 25/01/2022 inscrições para os cursos de Mestrado e  regime de fluxo contínuo para Doutorado  para ingresso no 1º semestre de 2022.

As inscrições devem ser feitas pelo site do PIPE por meio do preenchimento de um formulário on-line com dados e documentos pessoais e documentação comprobatória das atividades profissionais e acadêmicas do candidato.

O processo seletivo consistirá para  Mestrado Prova de Objetiva Conhecimentos Gerais em Ciência dos Materiais e  para Doutorado Análise do Currículo Lattes  com os respectivos documentos comprobatórios e do projeto de pesquisa.

As linhas de pesquisa são:

  • Biomateriais: biocompatibilidade e aplicações
  • Energias renováveis e não renováveis 
  • Materiais de Engenharia
  • Simulação e modelagem de materiais
  • Tecnologia de superfícies, filmes e interfaces

 

Publicado em Oportunidades.