II Semana de Polímeros da Universidade Federal de Lavras

Sobre o evento

        Como estudantes e pesquisadores, buscar a excelência profissional por meio de capacitações têm se mostrado cada vez mais importante. Através disso, atingir o reconhecimento no mercado de trabalho e o desenvolvimento de pesquisas revolucionárias se torna um objetivo possível. Nesse contexto, eventos que abordam a temática de inovações, visam atender às demandas tecnológicas, ambientais, econômicas e sociais do meio em que estamos inseridos, auxiliando na difusão científica e no aprimoramento intelectual.

      Dito isso, o Grupo Interdisciplinar de Polímeros (GIP) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) tem o prazer de apresentar a II SEMAPOL – II Semana de Polímeros, com intuito de propagar conhecimento e instigar discussões acerca do uso cada vez mais frequente das ciências poliméricas em diversos âmbitos da sociedade.

    Os polímeros, geralmente de origem petroquímica, vêm se destacando em diversas áreas do conhecimento (Engenharia, Química, Bioquímica, Agrícola, Ciências Biológicas, Alimentícia, Materiais, Ambiental, dentre diversas outras), por apresentarem inúmeras propriedades possíveis e atributos importantes para os setores de análises físico-químicas, biofísicas, óticas, térmicas, mecânicas e reológicas. No entanto, devido à crescente preocupação ambiental, o mercado de materiais de origem renovável vem tornando-se promissor.

      Os biopolímeros são obtidos a partir de insumos naturais e podem ter suas características modificadas, o que aumenta sua eficácia na aplicação desejada. Sendo assim, surgem como uma alternativa aos polímeros obtidos por meio de fontes não renováveis, contribuindo para a diminuição de dois grandes problemas: produção exacerbada de resíduos e exploração indiscriminada de recursos não-renováveis. Além de contribuírem para a redução dos impactos ambientais, esses materiais apresentam a vantagem de serem muito versáteis, podendo ser aplicados em indústrias automotivas, biomédicas, eletrônicas, farmacêuticas, de embalagens e tantas outras.

        Dada a importância de sintetizar, caracterizar e aplicar de forma inovadora as ciências poliméricas, organizamos esse evento para possibilitar a troca de informações, culturas, processos e análises que julgamos serem de extrema relevância para nosso crescimento científico e intelectual. Devido à pandemia, a II SEMAPOL ocorrerá no formato virtual. Contudo, não perde sua identidade, ofertando assim um evento com diversas palestras e minicursos ministrados por profissionais nacionais e internacionais reconhecidos nos setores de inovações poliméricas, sustentabilidade e desenvolvimento científico.

Não perca essa oportunidade, faça já sua inscrição!


Comissão Organizadora da II SEMAPOL – II Semana de Polímeros da UFLA

Universidade Federal de Lavras – UFLA – BRASIL

Programação

Programação

 

Saiba mais

Acesse o site do evento: https://www.even3.com.br/iisemapol/

 

Organização

 

Publicado em Eventos.